Em 2000, Tânia Braz integrou o projeto "EncantaConta". Com direção artística de Flávio Vignoli, seu objetivo era realizar trabalhos músico-teatrais e apresenta-los em espaços alternativos. Tânia participou como cantora e atriz da montagem do espetáculo "Uma Flor Para Vinícius", que ficou em temporada em Belo Horizonte durante o mês de agosto daquele ano e que, em 2001 e 2002, foi atração várias vezes reprisada no programa "Especial Rede Minas" da TV MINAS.
Foto: Salvi
Logo depois, Tânia Braz participou de dois shows no Teatro Dom Silvério, e da gravação de dois CDs, comemorativos dos 10 anos de fundação do “Clube da Bossa Nova de Belo Horizonte”, a convite de seu então presidente, Aléxis Yovanovic.
Foto: Salvi
Interessante é que, enquanto Tânia, que é brasileira, sempre gostou de cantar em espanhol, seu amigo Aléxis Yovanovic, um chileno apaixonado pela bossa nova, já não cantava em sua língua de origem, desde que viera morar no Brasil, há mais de vinte anos. Depois de realizarem várias parcerias em shows de bossa-nova, Tânia deu a idéia de criarem um projeto diferente. Nasceu assim “Los Brasileños”, um curioso espetáculo em perfeita simbiose cultural, onde apresentavam clássicos da música latino-americana com arranjos inusitados, fundindo elementos sonoros destes dois universos aparentemente separados pela história: o do Brasil, colonizado pelos portugueses, e o dos demais países da América Latina, na maioria colonizados pelos espanhóis. Foi um sucesso.
Aléxis e Tânia também se apresentaram juntos em eventos comemorativos do 191º. aniversário da independência do Chile numa confraternização da comunidade chilena em Belo Horizonte, ao lado do grupo chileno San Martin.
Clipping:
“Uma Flor Para Vinícius”